05/10/2021

Como amenizar as cólicas no início da gravidez?

Por Arquivo da Saude

As cólicas no início da gravidez podem ser amenizadas com mudanças simples na alimentação, priorizando alimentos mais leves e com a ingestão de muita água. Além disso, é importante cuidar da postura, praticar exercícios, como yoga e alongamentos, e fazer massagens.

A alimentação pode estar associada (e muito) com as cólicas durante a gestação, isso porque determinados alimentos podem provocar gases, o que aumenta o desconforto na área abdominal – são exemplos o feijão, o sorvete e o brócolis.

A ingestão de água é essencial para a saúde tanto da mãe, como do bebê.

Vale mencionar que a questão postural afeta as cólicas que a mãe sente, já que, com o peso da barriga, a postura vai mudando sem que se perceba. Aliás, as cólicas podem originar na compressão dos músculos, portanto, nesse caso, a mudança de posição e o cuidado com a postura podem ser alívios para as dores.Uma dica é colocar os pés para cima ou deitar: essas formas irão relaxar a área muscular pélvica e atenuar o inchaço que se desenvolve nas pernas.

Caso a gravidez esteja sob controle e sem riscos, a rotina de exercícios pode auxiliar na diminuição das cólicas. Porém, é essencial que essas práticas tenham acompanhamento de um profissional.

Se o médico achar necessário, a massagem irá relaxar os músculos e diminuir o inchaço. Vale frisar que o profissional deve ser capacitado em massagens para gestantes.

Quando o desconforto torna-se muito grande e os tratamentos citados não resolvem, a solução estará nos medicamentos analgésicos e até naqueles que diminuem os gases.

Causas das cólicas no início da gravidez

Por curiosidade, sentir cólicas é algo extremamente normal e é um sinal de que você está grávida. No início da gestação, a cólica é causada justamente por conta do crescimento do útero e em como ele se adaptará para a implantação do embrião.

Cólicas no começo da gravidez também podem ser causadas por infecções vaginais ou urinárias, que podem ter a presença de corrimento ou não. Outra causa comum é o acúmulo de gases pela ingestão de certos alimentos, por isso, as alternativas para amenizar o problema é cuidar da alimentação e, em últimos casos, fazer uso de medicações que reduzam os gases.

Caso você sinta cólicas após uma relação sexual, saiba que isso é normal: o orgasmo faz com que ocorra contração uterina.

Fonte Bibliografica:http://lojasonofix.com.br/