Tudo o que Você (Secretamente) Sempre Quis Saber Sobre Ranho

Bruto-mas-facto curioso do dia: Nossos corpos produzem um para 1,5 litros de ranho a cada 24 horas.

Se isso parece um bocado pretensioso, material bruto, considere que o muco tem um propósito: “não É algo que apenas aleatório ou que sobraram de alguma outra coisa”, diz William Schaffner, M. D., professor de medicina e doenças infecciosas na Vanderbilt University School of Medicine.

Enquanto você nunca pode estar convencido de que você realmente quer isso, não há muita coisa que você pode aprender a partir de muco você não produzem: Quanto ranho é normal? O que está acontecendo com as diferentes cores? Por que a comida picante fazer seu nariz executar? Aqui, finalmente, as respostas.

Por Que Temos De Muco
O objetivo do pegajosos coisa é manter o seu membranas mucosas úmidas. “A umidade é muito importante porque, se as células secam, como você pode imaginar, eles se tornam um pouco quebradiço, o que cria fissuras, que cria aberturas pouco na nossa periférica mecanismos de defesa”, diz Schaffner. Este não é apenas doloroso, mas também pode resultar em substâncias nocivas que deixa em seu sistema. “Você quase pode pensar de muco como um lubrificante ou um líquido cobertor que cobre as delicadas membranas mucosas.”

O muco também atua como uma rede, captura de partículas indesejadas e o desfazer-los de volta do seu nariz, como ranho. “Se você está em um ambiente empoeirado e você respirar, o muco que está no seu nariz vai pegar essas partículas de poeira e não deixá-los descer para os pulmões e para os seus seios”, diz Schaffner.

Isso também vale para as bactérias. “Todo mundo nariz tem bactérias”, diz Schaffner. “Eles são mantidos longe dos pulmões e nossos seios por nosso muco, que, quando vem, leva as bactérias com ele.”

RELACIONADOS:As 8 Mais Importantes de Saúde Vitórias de 2014

Quanto é Normal
Todos nós produzir muco em nossa boca, nariz, seios nasais, garganta, pulmões e trato gastrointestinal. Mas é provável que você só percebe um bocado de molhado coisas a cada dia. “Normalmente nós [aviso] menos de uma colher de chá por dia, mais do que é ingerido ou se evapora”, diz Neil Schachter, M. D., professor de medicina Mount Sinai Hospital. “O tempo frio aumenta a quantidade de líquido produzido nas passagens nasais.”

E todos corpo produz muco em taxas diferentes, dependendo de sua altura, peso, e o sistema imunológico, diz Schaffner. Você é a melhor pessoa para saber o quanto de “ranho” é normal para o seu próprio corpo.

Algumas pessoas também experiência gustativa rinite, nasal ou inflamação causada pela ingestão de determinados alimentos. “Por exemplo, algumas pessoas, se eles comer alimentos picantes, de repente, seus narizes começar a correr”, diz Schaffner. “É uma curiosa espécie de reflexo. Algumas pessoas têm o mesmo efeito quando eles bebem leite.” Não está claro por que isso acontece—giz-lo para um dos pequenos mistérios.

Quando o Muco Muda de Cor e Consistência
“Saudável muco é geralmente clara e fina”, diz Schachter. “Quando ele se torna espessa e opaca, é um sinal de inflamação, infecção ou alergia. Torna-se amarela ou verde, como o resultado de células brancas do sangue morrem em resposta à irritação.”

Na planície inglês: Nosso corpo envia células brancas do sangue para os nossos narizes para combater infecções virais—e os glóbulos brancos, células que transformam a nossa muco amarelo ou verde. (Infelizmente, os antibióticos não tratar infecções virais—você apenas tem que manter soprando em seu rosto até que a infecção tem o seu curso, e você saberá quando isto acontece porque o seu ranho voltou ao seu clara, mais líquido.) Você também pode lidar com o excesso de muco com uma solução salina de lavagem, diz Schachter; que ele solta crocante em pedaços e alivia a congestão.

E, assim como diferentes corpos produzem diferentes quantidades de muco, todos nós temos diferentes do normal ranho consistências. Vocês podem mudar sazonalmente se você é afetado por alergias, o que você pode tratar com um anti-histamínico.

RELACIONADOS: a Língua Está a Tentar Dizer-Lhe Algo Importante Sobre a Sua Saúde

Quando Ranho é um motivo para Preocupação
Se você ver sangue, contacte o seu prestador de cuidados de saúde imediatamente. “[Que significa] a inflamação diminuídos através da membrana mucosa e em pequenos vasos sanguíneos, e pode ter a atenção de alguém para conseguir que parou”, diz Schaffner.

Caso contrário, se o seu muco viajou em seu peito—e o pior, você está tossindo amarelo tingido de escarro—você também deve chamar o seu médico. Você pode estar passando por pneumonia ou bronquite, mas M. D. pode dizer exatamente o que está acontecendo.

Por si só, Schaffner diz, muco raramente é um sinal de que algo está errado; é o acompanhamento sintomas—dores musculares, tosse intensa, letargia, ou de sangue que deve chamar sua atenção.

RELACIONADAS: 10 Sintomas de Câncer a Maioria das Pessoas Ignoram

Leave a Reply